sexta-feira, 24 de abril de 2009

UNEB promove no país campanha mundial para assinatura da Declaração de Gaia

Todos os povos do planeta estão, a todo momento, em contato direto ou indireto com os bens disponibilizados pela natureza. Considerando que o uso em excesso desses elementos traz prejuízo a todos, indistintamente, sendo necessária a adoção de práticas de cidadania para a redução de danos e preservação dos ecossistemas, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está divulgando no Brasil campanha mundial para a assinatura da Declaração de Gaia.
O documento é constitutivo do Condomínio da Terra, um movimento global de preservação ambiental. Os interessados podem assinar a declaração até o dia 30 de junho. De acordo com a declaração, a crise ambiental tem origem na adaptação deficiente das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta, colocando todos os povos na condição irrenunciável de condôminos da terra, partilhando de forma involuntária os danos e os benefícios provocados, individual ou coletivamente, nos bens indivisíveis do planeta.
O documento da Declaração de Gaia será apresentado oficialmente às autoridades políticas e científicas mundiais nos dias 4 e 5 de julho deste ano, durante o Compromisso de Gaia, na cidade de Gaia, em Portugal. A programação do evento prevê a participação do ganhador do Prêmio Nobel da Paz no ano de 2007, Al Gore; dos cantores Bono Vox, líder da banda U2, e Sting, além do ator Leonardo Di Caprio e do escritor português José Saramago.