sexta-feira, 24 de abril de 2009

Missão chinesa visitou a zona rural de Conceição do Coité




As comunidades de Boa Vista e Alagadiço receberam a visita da delegação chinesa que conheceram barragem, cisterna e o beijú.




As experiências baianas bem-sucedidas na área de combate à pobreza têm atraído a atenção de missões estrangeiras de várias partes do mundo ao estado da Bahia e por três vezes, por indicação do Banco Mundial, estes estrangeiros visitaram o município de Conceição do Coité.
Um exemplo deste interesse pelos projetos executados com resultados de inclusão social foi constatado nesta quinta-feira (23), quando uma delegação composta de cinco representantes do governo chinês, acompanhada de uma equipe do governo estadual e de um representante do Banco Mundial (Bird), estiveram na comunidade de Boa Vista, distante 09 km da sede e conheceram a barragem que foi estourada e depois recuperada com recursos do programa Produzir.



Os chineses também visitaram três residências e conheceram as cisternas tipo "coité", que faz capitação de água das chuvas.
Depois de conhecer "in loco" as ações que vêm sendo desenvolvidas com êxito pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR/Produzir), eles participaram de uma reunião, onde foram apresentados a diretoria da associação através do presidente da associação Heleno Santos e conversaram com integrantes do Conselho do FUMAC.
Xia geugsheuf, vice-diretor do conselho que cuida dos problemas relacionados a reduzir a pobreza, disse que na China tem áreas iguais ao semi-árido do nordeste, mais para o oeste e os projetos que conheceram na Bahia, são importantes para eles, principalmente pela capacidade de mobilização das pessoas nas comunidades.




Um grupo de mulheres "beijuzeiras" serviu beijú, com diversos sabores, aos integrantes da missão e explicaram que aqueles produtos também são resultados de um trabalho comunitários e em algumas comunidades, são utilizadas as casas de farinhas financiadas pela CAR.
Por que a Bahia - segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, o Banco Mundial esta em negociação com o governo da China para implantação de um projeto piloto bem localizado, parecido com o produzir e a China enfrenta um problema por ser muito concentrado, daí ações são feita pelo estado, sem a participação das comunidades mais pobres. Neste programa piloto, estão contando com a participação das comunidades e vieram vê como isto funciona na Bahia.
“Como os projetos são executados no estado, as suas ações têm como meta elevar a autoestima dos beneficiários e reduzirem o índice de doenças parasitárias e fortalecer a organização comunitária e as obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), integram um conjunto de intervenções realizadas pelo governo estadual no semiárido para elevar a qualidade de vida da população", concluiu Lisboa.
Representando a FETRAF, João Nilton Ferreira Santana, mais conhecido por Pité, que acompanhou a comitiva, disse que observou bem o interesse em saber como acontece a capitação de água em cisternas e barragens. O líder Sindical lembrou também do assentamento Nova Palmares, cuja terra faz divisa com a comunidade de Boa Vista e os dois projetos de construção de cisternas estão acontecendo, "um atrás do INCRA e outro, a exemplo de Boa Vista, pela CAR".
Estiveram presentes também o prefeito da cidade Renato Souza e o vice Deraldo Ramos.

Veja mais em www.calilanoticias.com